quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Foz do Monte - Madalena - Crónica

Foz do Monte e Madalena defrontaram-se na dia 18 de Dezembro de 2009, sexta-feira, às 22 horas. Depois de ambas as equipas terem vencido os respectivos adversários na primeira jornada da liga, esperava-se um bom jogo de futebol. E a verdade é que as equipas não desiludiram.

A Foz do Monte não tinha Bizot, o melhor marcador da prova até então com 6 golos, devido a lesão. A equipa apresentou-se com 4 jogadores novos que não tinham estado no jogo anterior: Kapa, Tércio, Tiaguinho e Jó Gomes. A equipa da Madalena encontrava-se na máxima força e confiante.

1ª PARTE

A primeira grande oportunidade do jogo pertenceu a Sabino, que depois de se livrar da perturbação de Samuel, enviou a bola ao poste da baliza defendida por Sérgio Poças. O golo surgiu pouco depois por Daniel Tércio, que deu o melhor seguimento ao excelente passe do capitão Sabino. Sérgio saiu tocado dessa jogada mas nada que um pouco de gelo e mimos não curasse.

A Madalena partiu em busca do empate, que surgiu por intermédio do velho Duarte Casmarrinha, ex-extrela do União Futebol Clube "Os Pastilhas" (Luís Figo chegou a ter a honra de ser seu companheiro de equipa). A defesa da Foz do Monte foi apanhada desfalcada e Duarte empatou a partida.

O 2º golo da Madalena surgiu através de um remate de Tiago Turra. Encostado à linha, Turra chutou para o canto inferior esquerdo e a bola acabou por entrar. João, o guardião fozeiro montense, foi mal batido (ele que viria a revelar-se fundamental na segunda parte).

INTERVALO

Foz do Monte tinha a impressão de que o resultado não era justo, uma vez que as oportunidades estavam divididas. Mas a verdade é que a 1ª parte chegou ao fim com 2-1 a favor dos madalenenses. A Foz do Monte estava a acusar o excessivo número de estreias, muitas delas sem ritmo competitivo. Tércio só costuma dar "chutos" no bombo da bateria, Kapa só treina as mãos a tocar pandeireta na tuna, Tiaguinho toca sinos e Jó Gomes joga Counter-Strike.

Do lado da Madalena, Sérgio estava seguro na baliza. Paulo Almeida usava e abusava dos carrinhos, Turra mostrava a agora-extinta raça boavisteira, João Poças estava ao seu nível habitual - nem muito mau nem muito péssimo - e Samuel, apesar dos toques de classe, não estava a conseguir impor a sua velocidade, muito por culpa da marcação cerrada de Sabino.

2ª PARTE

Os 5 minutos de descanso esgotaram-se e o jogo recomeçou. Poucos minutos após o reatar da partida, a Madalena fez o 3-1 por Samuel. Filipe e Tiaguinho foram brandos na marcação e Samuel rematou sem oposição para o fundo das redes. A felicidade estampada nos jogadores madalenenses contrastava com o desalento fozeiro montense. Mas ainda havia muito tempo para jogar.

A Foz do Monte partia constantemente para a ofensiva mas sempre que rematava encontrava um guardião seguro do outro lado. Um mau passe de Turra iria estar na origem do início da recuperação da Foz do Monte. Sabino interceptou o mau passe de Turra e entregou rapidamente a Ricardo que, com toda a tranquilidade do mundo, encaixou para o 2-3. O golo voltou a animar os fozeiros montenses que acreditavam que podiam chegar à igualdade.

A linha defensiva da Foz do Monte subiu muito e isso deu espaço aos atacantes madalenenses. Iniciava-se aí o capítulo "Show do guardião João". Os jogadores da Madalena viram-se muitas vezes isolados perante João mas o guardião não deixava passar nenhuma. 1º Duarte, depois Samuel, depois João Poças, depois Duarte e Turra na mesma jogada, depois João Poças novamente... se isto fosse FM, a nota de João já estaria em 9.

A 4 minutos do término da partida, a Foz do Monte teve a paga pelo seu esforço e entrega e conseguiu fazer o 3-3 através de Filipe. Os madalenenses nem queriam acreditar que tinham concedido o empate. Os 3 minutos finais foram bastante intensos, ora com oportunidades para um lado, ora com oportunidades para o outro. Na última jogada do encontro, os madalenenses ficaram a reclamar uma mão fora da área de João.

O jogo terminava com a divisão de pontos. Os cerca de 7 adeptos que se deslocaram ao recinto deram, certamente, por bem empregue o dinheiro gasto nos bilhetes.

---------------------------------------------------------------------

Pavilhão do Choradinho
Piso em óptimo estado

Casa razoável (7 espectadores)

Árbitros: Jónatas Teixeira e Pedro Chibante

Treinador/Capitão: Marcos Sabino

Equipa da Foz do Monte: João Paulo, Filipe, Marcos Sabino, Ricardo e Tércio. Jogaram ainda: Kapa, Tiaguinho e Jó Gomes.

Treinador/Capitão: Sérgio Poças

Equipa de Gulpilhares: Sérgio Poças, Tiago Turra, Paulo Almeida, Samuel e João Poças. Jogaram ainda: Duarte Casmarrinha

Golos: [1-0] Tércio [1-1] Duarte Casmarrinha [1-2] Tiago Turra [1-3] Samuel [2-3] Ricardo [3-3] Filipe

Ficam aqui os vídeos com o resumo da 1ª parte e 2ª parte, assim como as declarações dos fozeiros do monte após o jogo. Faltam alguns lances e metade dos golos devido ao meu profissionalismo dos câmara-men requisitados.

PS: Não foi possível o flash-interview com os jogadores da Madalena.



3 comentários:

  1. Um bom jogo em que se Bizot tivesse jogado e os jogadores novos tivessem já entrosados com a equipa a Madalena não teria hipótese.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um grande jogo , sendo a minha estreia na equipa , títular e ainda por cima a marcar um golo , nao fosse o passe do sabino que valeu 3/4 de golo !
    é um prazer jogar pela foz do monte .
    amanha estamos lá ;)

    ResponderEliminar
  3. Já se pode dizer, mas sem certezas que a equipa da Foz do Monte é mto forte...

    ResponderEliminar