quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

S. Mamede Vs Madalena - Crónica

Ao contrário do que vem sendo hábito, estavamos perante uma manhã relativamente agradável.
Ambas as equipas sabiam que estavam longe de ter uma missão fácil pela frente, mas as coisas ficaram piores para os locais com a notícia acerca do estado
de saúde de Rúben Vieira, uma das estrelas da companhia. Desde já aproveitamos para desejar as rápidas melhoras para este jovem atleta.
De referir que esta partida, ao contrário da partida das 09h teve árbitros. Ainda assim o jogo facilitou a tarefa aos 2 elementos incumbidos da tarefa de apitar.
A equipa da Madalena apresentava-se quase na sua máxima força e por isso quis assumir o jogo desde o seu começo. Por sua vez a equipa da casa tentava
defender e a espaços lançar contra-ataques. O marcador manteve-se nulo durante muito tempo, até que João Poças conseguiu bater o até então imbatível António Figueira.
Os de S.Mamede acusaram o golo sofrido e permitiram (ainda mais) domínio aos da Madalena. Samuel viria mais tarde a fazer o 0-2, resultado com que as equipas recolheram ás cabines. Não seria fácil para os comandados de Levi Figueira inverter esta tendência. Bruno Miranda está acostumado a jogar á baliza, Ricardo é ainda um jóvem com margem de progressão e a equipa ressentiu-se disso. Ainda assim, os da casa nunca viraram a cara á luta e tentaram discutir sempre o resultado.
Na 2a parte a equipa forasteira baixou um bocado a intensidade mas conseguiu aumentar a sua vantagem em 2 lances de contra ataque. O primeiro por Samuel e o segundo por João Poças, fixando o placar em 0-4 com um "bis" para cada 1 desses jogadores. Na 2a metade S.Mamede foi uma equipa muito mais rematadora mas revelou pouco acerto. Um exemplo flagrante disso mesmo era Levi, que terá tentado entre 10 a 15 remates com uma percentagem baixíssima desses mesmos remates a ir á baliza. No meio de tanto desacerto Levi lá conseguiu reduzir as diferenças mas pouco tempo depois Paulo Almeida restabeleceu a diferença. Registava-se um 1-5 com S.Mamede a tentar desesperadamente alguns golos que lhes permitissem chegar ao fim do jogo com algumas hipóteses. Sérgio foi-se opondo bem a alguns remates e o máximo que conseguiram fazer os homens de S.Mamede foi estabelecer o resultado final em 2-5.
A vitória da Madalena ajusta-se na perfeição áquilo que foi a partida mas sabe-se que ambas as equipas têm mais a dar. Numa jornada inicial trabalha-se o entrosamento e algumas questões pontuais para depois se obter um maior rigor técnico-táctico.


Data e hora do jogo : 12 de Dezembro de 2009, 10 horas
Resultado final : S.Mamede 2 - 5 Madalena
Resultado ao intervalo : S.Mamede 0 - 2 Madalena
Pavilhão do Choradinho
Piso em óptimo estado

Casa cheia (20 espectadores)

Árbitros : Joel Rodrigues e Pedro Chibante

Treinador/capitão : Levi Figueira

António Figueira, Levi Figueira, Tiago Araújo, Ricardo Correia e Bruno Miranda

Treinador/capitão : Sérgio Poças

Sérgio Poças, Duarte Casmarrinha, Samuel, Paulo Almeida, Tiago Gonçalves. Jogaram ainda : João Poças.

Golos : [0-1] - João Poças [0-2] Samuel [0-3] Samuel [0-4] João Poças [1-4] Levi Figueira [1-5] Paulo Almeida [2-5] Ricardo Correia

Entrevista Levi Figueira

Boa noite Levi.
Dado que foi impossível contactá-lo no pós partida vimos por este meio solicitar a sua resposta a algumas questões.


Não foi a estreia que esperava na liga inter igrejas, dado que perderam por 5-2 com Madalena. O que aconteceu?

Foi um jogo muito diferente do que estávamos à espera. A equipa entrou a medo e ressentida de algumas ausências de peso. Numa plantel curto como o nosso, qualquer ausência faz falta. Ainda pra mais, jogar sem banco contra uma equipa mais forte fisicamente, contribui de alguma forma para alguns desacertos durante a partida.


Acha que a derrota e os números se ajustam ao que se passou dentro das 4 linhas?

Penso que a diferença poderia ter sido mais reduzida. Se tivesse terminado com uma diferença de 1 golo seria mais justo. Não seria de todo descabido o empate, e isto sem retirar mérito a equipa adversária, claramente.
Pensa que a equipa é capaz de dar a volta por cima?

Temos tudo para o poder fazer. Foi um jogo muito atípico tendo em conta os jogos da pré-época. Derrotas como esta só podem servir de motivação para melhorar e fazer melhor. Sinto que hoje aprendemos com os nossos erros e esforcei-me por ser o mais comunicador possível dentro de campo para ajudar a equipa a estabelecer processos e desenrolar melhor o seu jogo.
A ausência de Rúben Vieira teve certamente um pêso grande no desenrolar do jogo e na preparação do mesmo, não é verdade?

É verdade. Estive até tarde na véspera do jogo em constante contacto com a equipa médica. Uma lesão bastante complicada impediu o Rúben de dar o seu tão importante contributo à equipa. Como referi, num plantel curto como o nosso, não temos muitas soluções para colmatar quaisquer falhas e quando uma das falhas é um jogador nuclear como o Rúben, as coisas complicam. Durante toda a pré-época treinámos processos tendo como base numa espinha dorsal que hoje foi quebrada.
Só posso desejar as mais rápidas melhoras ao Rúben, esperando que o nosso departamento médico o possa recuperar a tempo da próxima partida.

O que achou do 1o dia de prova? Esperava mais? Esperava menos? Ou cumpriu?

Foi muito bom e entusiasmante. Se esperava mais? Só ter saído de lá com uma vitória, porque em termos de organização e ambiente, só tenho louvores a fazer. Excelente organização mais uma vez.

A próxima partida é contra Leça. O que tem a dizer sobre isso?

Apenas que vai ser um jogo bastante diferente dos embates que tivémos na pré-época. A estrutura das equipas é a mesma, mas o facto de já ser a valer pode fazer com que seja um jogo mais disputado e pensado. Como disse, esperamos ter o Rúben de volta para esse embate, de forma a podermos proporcionar um espectáculo que qualquer adepto do futebol que se desloque ao mítico Choradinho na próxima manhã de Sábado, saía de lá com um sorriso nos lábios e uma excelente partida de futsal na retina.

Obrigado Levi. Boa sorte para o que resta da prova.

Eu é que agradeço e deixo aqui o meu desejo de continuação da já excelente cobertura jornalística pela vossa redacção.


Entrevista Sérgio Poças

Boa noite Sérgio.
Não foi possível entrar em contacto consigo no fim da partida. Como tal, vimos pedir então algumas respostas para questões acerca da estreia.

Com certeza!
A equipa venceu. Certamente era o objectivo. Correu como esperado?
De certa forma penso que sim! Tendo em conta que foi a primeira vez que a equipa teve finalmente o ensejo de jogar reunindo todos os seus jogadores, considero que até fizemos um bom jogo! Será sempre importante frisar que alguns dos nossos jogadores não jogavam futebol ou praticavam algum tipo de desporto hás longos meses, por isso, penso que demonstrámos a nós mesmos que temos mais que capacidades de sonhar bem alto nesta liga! Lamentamos que o nosso reforço de última hora não pudesse ter comparecido, mas esperamos poder apresentá-lo à nossa massa associativa já na próxima sexta-feira, no jogo contra a Igreja de Belomonte.

Acha que a vitória se ajusta ao que aconteceu dentro das quatro linhas?
Naquilo que é a minha análise ao jogo, a vitória é mais do que justa, no entanto, considero que o resultado poderia ter sido muito mais prorrogado tendo em conta que o nervosismo inicial fez com que fossemos muito perdulários na fase de finalização!

Aquilo que viu do adversário era o que esperava?

A esta questão não lhe posso responder com um “sim” ou com um “não”, tendo em conta que a equipa de São Mamede apresentou-se bastante desfalcada por jogadores nucleares para o bom funcionamento da mesma, mas considero que ainda assim teve um óptimo desempenho! Tenho que os congratular por isso!
Para primeiro jogo, ficou agradado com o nível que a sua equipa apresentou?

Tenho que ser sincero, fiquei bastante satisfeito e admirado com a capacidade de entrosamento dos meus colegas, fizeram um jogo muito bom, tal como disse, para quem jogou pela primeira fez junto. É certo que temos ainda muito a melhorar, mas isso, só com o tempo!
Próxima partida será contra os actuais líderes da competição. Desde o início da prova que se encontram em primeiro lugar. Acha que pode inverter esta situação?

Aquilo que sei é que tenho uma equipa bastante boa, e desta forma posso encarar sempre os adversários olhos nos olhos e nunca de baixo para cima! Antevejo um bom jogo!
O primeiro dia de prova correspondeu às suas expectativas em termos de organização do evento?

Para ser sincero, estava a espera de uma melhor organização no que toca aos media pelos motivos que todos nos tivemos conhecimento relativamente à filmagem dos jogos, mas nada de preocupante! Quanto à arbitragem penso que estiveram muito bem e souberam sempre contornar pequenos equívocos que ocorriam! Estão de parabéns!
Obrigado Sérgio.

O prazer é todo meu!


5 comentários:

  1. As melhoras para o Ruben. Mas que não jogue no próximo jogo, visto que é contra leça ;) lol..
    Este miudo é um posso de energia... abraço

    ResponderEliminar
  2. Bem, vamos ver como vai correr o próximo jogo! :)
    Este foi completamente atípico e a equipa ressentiu-se, mas estou certo que o jogo contra Leça irá ser um belo espectáculo, já que ambas as equipas se conhecem bem.

    Agora, gostava era de ver imagens deste... :p

    ResponderEliminar
  3. Primeiro quero desejar as melhoras ao jogador Ruben Vieira, mas para meu desagrado ele irá jogar neste sábado com 90% de certezas. O que irá criar uma certa dificuldade à equipa Leceira.

    Como o Levi referiu, "...irá ser um belo espectáculo,..."

    Faço das palavras dele as minhas.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de dar os parabéns à equipa da Madalena, estiveram bem no jogo.

    ResponderEliminar
  5. Como já tive oportunidade de transmitir ao sérgio, ele apanhou a IBASMI na sua pior condição possível e mesmo assim não se destacaram muito. Com um bocadinho mais de eficácia do Levi nos remates ( o que é normal nos jogos contra Leça ) em vez de mandar para a doca, podia ter sido mais equilibrado. Ainda assim acredito que agora será melhor, nos próximos jogos.
    Tenciono terminar o torneio com 30 pontos, nunca desrespeitando os adversários. Vamos lá ver o que acontece.

    ResponderEliminar