domingo, 8 de novembro de 2009

IELP - 14 - 13 - IBASMI

Antes de passarmos á notícia propriamente dita, referir que os nossos redactores, devido á crise que o país passa, decidiram fazer greve nos últimos dias e só hoje voltaram ao trabalho.

Ontem, sábado, deu-se mais um duelo entre dois velhos conhecidos. Com bastantes alterações em relação á semana anterior as duas equipas conseguiram manter um excelente nível. Prova dada que existem várias opções disponíveis.

IBASMI apareceu no futsal Arena com Levi, Rúben, Tiago, Ricardo, Bruno e Silas Figueira (a grande surpresa).
Leça, por sua vez, apresentou : Daniel, Joel, Leandro, Jónatas e Abílio Rodrigues (a grande certeza).

Sabendo das dificuldades físicas que poderia enfrentar na partida, Leça manteve a toada da semana anterior, jogando no seu meio campo quando a IBASMI tinha a bola e esperava/provocava o erro dos adversários. Os primeiros 45 minutos de jogo foram de sentido único e Leça chegou a uma vantagem muito tranquila, com uma série de grandes golos. É muito importante referir que foram feitas jogadas ao primeiro toque de uma grande qualidade, pelos leceiros, lembrando equipas profissionais de Futsal. Os 5 jogadores de Leça pareciam jogar juntos á muito tempo, com uma mescla de juventude e experiência e sempre liderados por Abílio Rodrigues, que aos 54 anos, parece uma criança e não se cansa de correr. O resultado chegou a ser de 7-2, 8-4, 11-4 e 12-5 para os leceiros.
Por sua vez a igreja de São Mamede não se encontrava, jogava um futebol directo, com bolas pelo ar, que eram facilmente neutralizadas. Os elementos discutiam, tentando encontrar soluções que tardavam em aparecer. Se começassem a ler esta notícia sem olhar o título, pensariam que a partida estava arrumada mas IBASMI quis mostrar que as suas anteriores exibições não eram favas contadas.
Com bastante mérito dos visitantes mas também com o cansaço evidentemente acumulado pelos da casa, devido ao facto de não puderem efectuar alterações no seu 5 base, IBASMI começou a encurtar distâncias, até que o jogo chegou a uma igualdade dramática. Mas antes, convém explicar como as coisas aconteceram. Leça fazia os seus ataques e depois não recuava já, dando mais hipóteses de finalização a IBASMI, que soube aproveitar algumas delas e foi-se aproximando. Muito mérito da equipa, que fez por merecer este final renhido. Talvez na fase inicial a equipa estivesse a habituar-se a Silas, mas depois com o entrosamento tudo correu melhor.
Como se sabe, o factor psicológico tem um pêso enorme e certamente não querendo admitir uma derrota tão "humilhante" ( pois é muito mau perder, quando se vence por 8 golos de diferença ) os de Leça assumiram completamente o jogo quando se disse "Quem marcar ganhar" e jogaram muito pela certa. Numa primeira tentativa o fim ficou adiado mas depois de uma grande jogada, Joel pôs cobro á partida. Leça conseguiu uma vitória suada que São Mamede fez muito por dignificar.

Marcha do marcador :

1-0 - Jonatas
2-0 - Jonatas
2-1 - Levi
3-1 - Joel
3-2 - Ruben
4-2 - Abilio
5-2 - Leandro
6-2 - Joel
7-2 - Jónatas
7-3 - Ricardo
8-3 - Jonatas
8-4 - Silas
9-4 - Joel
10-4 - Levi (auto-golo)
11-4 - Jonatas
12-4 - Jonatas
12-5 - Rúben
12-6 - Silas
12-7 - Silas
12-8 - Silas
12-9 - Rúben
13-9 - Jonatas
13-10 - Ricardo
13-11 - Ruben
13-12 - Ruben
13-13 - Ricardo
14-13 - Joel

Daniel - Começou bem a partida, fez boas defesas, esteve seguro. Receoso nas saídas e algo nervoso na parte final da partida que culminou com alguns golos. Ainda assim, exibição muito positiva.

Leandro - Fez um bom jogo, apesar de estar mal na finalização. Pecou no remate final. De resto, muito esforçado, muitas recuperações, bom na transição. Deixa quase sempre a pele em campo e sabia da importância de vencer.

Jónatas - Apareceu muitas vezes em posição de finalizar. Combinou bem em muitos lances com Joel para concluir. Talvez motivado por presenças exteriores conquistou novamente o título de PICHICHI. Excelente jogo.

Joel - Durante os primeiros 45 minutos de jogo esteve muito bem quer a defender quer a atacar. Depois disso acusou muito cansaço. No primeiro período assistiu e marcou com frequência. Depois desceu bastante e só no fim conseguiu ir buscar forças ao "orgulho ferido" para recuperar bolas e marcar o último.

Abílio - Com as ausências forçadas no lado leceiro acabou por ser chamado. Foi sempre um líder. Deu sempre instruções aos companheiros. Atacou, defendeu, jogou e fez jogar. Quem diria que este "velho" tem 54 anos? Promete.... e cumpre! Já é uma certeza.

Rúben Vieira - Aproveita todo o comprimento do terreno de jogo. É um jogador muito rápido e isso faz-se notar a cada transição. Sabe ter a bola nos pés, defende muito bem, acabando por ser o jogador mais importante da sua equipa no sábado.

Levi Figueira - Continua a tentar comandar os seus pupilos, que nem sempre obedecem, futebolisticamente falando. Ainda assim, tem tempo para fazer os seus golos e ajuda muito a defender.

Tiago Araujo - Corre muito, ajuda muito nas tarefas defensivas. Tenta ser o elemento mais discreto da sua equipa. Fala pouco, raramente remata, mas é eficaz no modelo de jogo de São Mamede.

Bruno - Bela exibição. Também jogou á frente, mas não com tanto engenho como faz na baliza. Teve alguns golos em que podia fazer mais, mas negou várias chances aos homens de leça. Mais uma boa exibição.

Ricardo - Sabe ter a bola nos pés, é relativamente rápido, mas peca muito no último terço do terreno. Raramente passa a bola aos colegas quando está em posição de finalizar, talvez querendo o troféu de melhor mercador. Ainda assim sabe o que faz com bola.

Silas Figueira - Ninguém sabia que ele viria. Foi a arma secreta apresentada pela equipa de São Mamede. Ainda mostra aptidões, apesar dos 25 anos. A barriga não é a sua melhor companheira, mas ele sabe lidar com ela e ainda fez estragos. Perdeu muito do seu futebol na marcação homem-a-homem que tentou com Joel.

Aproveitamos esta notícia para anunciar que mais novidades serão dadas recentemente sobre o torneio. Existe a hipótese de se fazer um adiamento de umas semanas pois está a ser negociado a hipotese de jogar no Choradinho. É melhor para quem joga e para quem vai ver. Ainda não temos informação 100% fiável, por isso vamos aguardar por mais detalhes.

Despedimo-nos assim, prometendo voltar brevemente.

2 comentários:

  1. Pumba, mais uma vitória.
    Grande jogo.
    Aquela troca do Bilinho para a baliza estragou tudo. Acho que podiamos ter aguentado um melhor resultado.
    ;) abraço a todos.

    ResponderEliminar
  2. Claramente, SMI está a guardar-se para quando fôr a doer... ;)

    Já agora uma nota para a possibilidade de se jogar no Choradinho: MUITO BOM! =D

    ResponderEliminar